O que é ESG?

ESG é a sigla para “Environmental, Social and Governance” que quer dizer “Ambiental, Social e Governança”.  O termo foi cunhado em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins. Surgiu de uma provocação do secretário-geral da ONU Kofi Annan a 50 CEOs de grandes instituições financeiras, sobre como integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais.*

O conceito aborda a capacidade das empresas gerenciarem seus impactos no meio ambiente e nas pessoas ao mesmo tempo que direcionam seus produtos e serviços em temas importantes para a sustentabilidade.

Além de um direcionador do negócio para um propósito maior e engajamento com agendas de desenvolvimento como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma atuação consistente em ESG é também uma maneira eficaz de gerenciar riscos e proteger o valor da empresa, consolidando e atraindo investimento.

*Texto oficial do Pacto Global da ONU.

Atuação da Beontag em ESG

A Beontag criou sua área corporativa de ESG em maio de 2021. Desde então a companhia aderiu ao Pacto Global da ONU e vem evoluindo em diversas temáticas da agenda ao mesmo tempo que desenvolve sua estratégia no tema. A Estratégia ESG da Beontag será norteada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Lançados em 25 de setembro de 2015 pela a ONU e seus países, os ODS são a agenda de desenvolvimento sustentável vigente até 2030. Os dezessete objetivos constituem um plano de ação para governos, empresas e sociedade civil, que busca fortalecer a paz universal, erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.

Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

f81c13f532484daef9c520d9049aeff2aa.jpg

Materialidade Beontag

A matriz de materialidade da Beontag identifica 11 temas prioritários que serão a base da Estratégia ESG da companhia. Ela foi construída com base na percepção das lideranças da empresa, consultas a stakeholders, benchmark de pares e análise de índices setoriais.

*Construída em parceria com a ERM.