Beontag publica Relatório ESG 2023 reforçando seu papel como facilitadora de sustentabilidade

13 de junho de 2024, SÃO PAULO / MILÃO: A Beontag, um dos líderes globais na fabricação de autoadesivos e etiquetas inteligentes RFID e NFC, publicou seu relatório ESG de 2023. Além de apresentar avanços significativos em todas as áreas de suas iniciativas ambientais, sociais e de governança, o documento reforça o compromisso da companhia em capacitar a tomada de decisões dos clientes, fornecendo soluções sustentáveis alicerçadas em dados científicos.

O esforço exitoso ocorre em meio ao rápido crescimento e expansão da empresa, com aquisições, nomeações e investimentos em novas instalações de ponta. O relatório ESG da Beontag cobre a abordagem e o desempenho da empresa entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023, período em que a multinacional registrou uma receita líquida de US$ 520 milhões e US$ 640 milhões em ativos totais.

Os principais destaques do Relatório ESG 2023 da Beontag incluem:

• 78% das vendas de Materiais Gráficos e Etiquetas (GLM) em 2023 foram de produtos sustentáveis, um aumento de 71% em relação a 2022. ‘Produtos sustentáveis’ são definidos por quatro critérios: redução de material, fornecimento responsável, conteúdo reciclado e possibilidade de reciclagem.
  • Aumento significativo nas vendas de produtos sustentáveis na categoria Facilitador de Transformação Digital (DTE) de 18% em 2022 para 32% em 2023.
  • Em ambas as divisões, GLM e DTE, a porcentagem de resíduos desviados de aterros aumentou – de 50% para 56% em GLM, e de 56% para 58% em DTE.
  • Em ambas as divisões, 95% dos produtos vendidos continham papel certificado.
  • Quase 100% dos produtos adquiridos na divisão GLM são oriundos de fornecedores de nível 1 no mesmo continente, o que contribui para uma cadeia de suprimentos mais eficiente com menores emissões relacionadas aos processos logísticos.
  • O número de mulheres na força de trabalho da Beontag em 2023 continuou a aumentar, alcançando 32% em 2023, com 26% dos cargos de liderança sênior ocupados por mulheres.

Apesar das dinâmicas desafiadoras enfrentadas pelos mercados e fornecedores em 2023, a Beontag continuou a investir em iniciativas de ESG em toda a empresa. Foram alocados €15 milhões para a aquisição de maquinário de última geração, incluindo a linha de antenas ECO RFID e maquinário de inlays no Brasil, China e Itália, bem como maquinário de etiquetas Linerless VIP na Europa. Outros US$ 5 milhões foram investidos em pesquisa e inovação em toda a empresa.

Em 2023, a Beontag também conduziu uma Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) comparativa da sua etiqueta Linerless VIP, uma tecnologia revolucionária que oferece economias de material e redução nos volumes logísticos significativos. O documento demonstra uma redução de 35% na pegada de carbono, 33% na água consumida durante todo o ciclo de vida da etiqueta e uma redução de 38% no desperdício pós-consumo. Inovações práticas como essa fornecem aos clientes da Beontag os dados e ferramentas necessários para alcançar seus próprios objetivos em ESG.

No ano passado, a empresa aprimorou seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) com a inclusão de novas operações adquiridas ao longo de 2022. A empresa gerou 230.448 toneladas de emissões de escopos 1, 2 e 3 de GEE em 2023, um aumento significativo em relação aos níveis totais de 2022. Esse acréscimo representa uma melhoria na precisão dos dados, bem como na abrangência das fontes de emissões monitoradas para o Escopo 3, que se refere a emissões indiretas ao longo da cadeia de valor e estão fora do controle direto da organização. As emissões de GEE no Escopo 3 representaram mais de 95% das emissões totais da Beontag em 2023, relacionadas à compra de matérias-primas essenciais usadas na manufatura de produtos. O transporte e a distribuição de matérias-primas e produtos acabados foram a segunda maior fonte de emissões de GEE da empresa.

Durante o período de referência do relatório, iniciativas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) também foram implementadas nos níveis corporativo e operacional, com foco na igualdade de gênero. Indicadores de diversidade de gênero foram rastreados e monitorados mensalmente, como o número total de mulheres na empresa e em cargos de liderança sênior. Em 2023, a Beontag realizou sua primeira Pesquisa DE&I, conjuntamente a um estudo para entender as nuances regionais relativas à diversidade. A pesquisa DE&I foi conduzida com os funcionários das operações globais da empresa. As informações obtidas por meio dessa pesquisa permitirão uma melhor compreensão do perfil dos funcionários e suas necessidades, além de guiar a Beontag no desenvolvimento de futuros programas de DE&I.

Barbara Dunin, Diretora de ESG, Marketing e Comunicações da Beontag, comentou: “2023 foi mais um ano de progresso em direção às nossas ambiciosas metas de ESG para a Beontag. Nosso compromisso com a transparência nos proporcionou um número significativamente maior de dados, permitindo-nos ter uma compreensão ainda melhor do nosso impacto, riscos e oportunidades em termos de sustentabilidade em toda a empresa. À medida que nosso plano de sustentabilidade para 2030 continua a evoluir, pretendemos utilizar os insights obtidos por meio dos dados para aprimorar o excelente progresso já alcançado.”

Após a publicação do relatório, Ricardo Lobo, CEO da Beontag, disse: “Estamos orgulhosos do progresso que fizemos como empresa em 2023 e do enorme esforço realizado pelos nossos 2.000 funcionários para aderir aos nossos objetivos de apoio à empresa e aos clientes nessa área. Estamos ansiosos para fazer novos avanços em 2024 e além, tanto por meio da inovação dentro da empresa quanto por meio de contribuições positivas nos muitos setores aos quais atendemos.”

FIM

Notas ao Editor

O Relatório ESG 2023 da Beontag pode ser encontrado na íntegra AQUI. O relatório foi desenvolvido com referência aos Padrões da Global Reporting Initiative (GRI), ao Sustainability Accounting Standards Board (SASB) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Refere-se ao período entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023.

Consultas de PR: beontag@cw8-communications.com

Informações Prospectivas

Quaisquer declarações prospectivas neste comunicado de imprensa são baseadas no material de mercado disponível no momento e nas expectativas, crenças e previsões da administração sobre eventos futuros que possam impactar a Beontag. Ressaltamos que tais declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e envolvem riscos e incertezas, bem como suposições, que, caso se materializem ou se revelem incorretas, podem gerar resultados divergentes dos expressos ou implícitos por elas. As declarações prospectivas feitas neste comunicado de imprensa são válidas apenas até a data de sua publicação, e não assumimos qualquer obrigação, exceto quando exigido por lei, de fornecer atualizações, revisões ou emendas a qualquer declaração prospectiva a fim de refletir mudanças em nossas expectativas ou eventos futuros.

Sobre a Beontag
A Beontag é uma facilitadora de negócios global que atua como uma das principais fornecedoras mundiais de soluções IoT e autoadesivos. Com operações em mais de 15 países e presença em mais de 40 mercados, a empresa multinacional oferece soluções completas de ponta a ponta para diversas indústrias e negócios, possibilitando uma comunicação fluida entre empresas, produtos e pessoas.

As operações da Beontag são alicerçadas por instalações modernas de fabricação, investimentos estratégicos, P&D e equipes altamente qualificadas. Além disso, a multinacional está totalmente comprometida em gerar impactos positivos em toda a cadeia de valor. Como membro do Pacto Global da ONU desde 2021, a Beontag oferece a seus clientes uma gama de produtos cada vez mais sustentáveis, enquanto promove um ambiente de trabalho diversificado e equitativo. Para saber mais, visite: https://beontag.com/